Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saiba mais sobre Câncer no Fígado

Postado em 06/01/2022




O fígado é um órgão de extrema importância, pois ele possui várias funções essenciais para o funcionamento correto do organismo, como: produção da bile e a eliminação de substâncias prejudiciais.

O fígado é capaz de se regenerar mesmo quando são retiradas partes do órgão, o que é positivo em casos de transplantes, pois além de ajudar alguém, o doador poderá ter uma vida normal e saudável, mesmo após a doação de uma parte de seu fígado.

O câncer de fígado, geralmente, começa silenciosamente e seus sintomas mais notáveis aparecem em níveis mais avançados, porém, em alguns casos, podem surgir mais cedo.
A doença requer bastante atenção e cuidado, mas tem uma taxa de 90% de chance de cura.

Veja os sintomas mais comuns:
- Dor do lado direito na região do ombro;
- Pele e olhos amarelados;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Cansaço;
- Fezes esbranquiçadas;
- Náuseas e vômitos;
- Palidez;
- Falta de apetite;
- Febre.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue (que mostra se há substâncias liberadas, nos casos de tumores malignos), ultrassom, tomografia e ressonância; além da biópsia de uma parte da parede abdominal.

O tratamento consiste em cirurgia para a retirada do tumor e de parte do fígado, ou um transplante de fígado, em casos mais graves. Embora tenha mais de uma opção de tratamento, cada paciente precisa ter seu caso avaliado pelo médico que faz seu acompanhamento, pois só ele saberá indicar o tratamento adequado para cada caso.

A prevenção contra o câncer de fígado pode ser feita evitando o excesso de álcool e cigarro, infecções de hepatite B e C, mantendo o peso saudável, tratamento doenças que causam o risco e evitando o excesso de exposição a produtos químicos cancerígenos.